Emissão de Nota Fiscal - MEI - Prestação de Serviços
Uma dúvida muito comum que os microempreendedores individuais têm é de o como emitir nota fiscal – MEI de prestação de serviço (NFS-e). Neste artigo esclareceremos alguns conceitos sobre a nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e).
O Microempreendedor individual – MEI está obrigado a emitir nota fiscal na prestação de serviços e vendas realizadas para pessoas jurídicas, inclusive órgãos públicos.
O Microempreendedor individual – MEI está dispensado de emitir nota fiscal na prestação de serviços e vendas realizadas para pessoas físicas, exceto se o consumidor solicitar ou exigir.
Portanto, a primeira dúvida está esclarecida: Sim, o MEI pode emitir nota fiscal.
Nota Fiscal Eletrônica (NFS-E)
No município de São Paulo todos os prestadores de serviços são obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e).
Em vários municípios como por exemplo a região do ABCD São Caetano, Santo André, São Bernardo, Diadema e Demais está disponível o sistema chamado GINFES para emissão da NFS-E.Nos demais municípios é necessário consultar a legislação interna e verificar a disponibilidade da nota fiscal eletrônica ou nota fiscal na forma de talão em papel.
Como emitir nota fiscal – MEI: Procedimento
Para emitir nota fiscal eletrônica de serviço o MEI deve verificar e dirigir-se à subprefeitura do Município de acordo com o endereço informado no CNPJ e solicitar o desbloqueio da senha de acesso ao sistema de emissão de notas fiscais. Caso o município não possua nota fiscal eletrônica solicite a autorização para emissão e elaboração do seu talão de notas fiscais.
Como emitir nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e) – passo a passo (Prefeitura de SP)
Veja neste vídeo, ainda, o passo a passo sobre como emitir nota fiscal eletrônica – MEI:
Como emitir nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e) – passo a passo (Prefeitura de SP)
Veja neste vídeo, ainda, o passo a passo sobre como emitir nota fiscal eletrônica – MEI Só que na Plataforma Mobile: